
A aldeia de xisto de Piódão é uma das 12 “Aldeias Históricas de Portugal”. Piódão está aninhada na Serra do Açor, oferecendo vistas deslumbrantes, nascentes e prados. A aldeia histórica de Piódão assemelha-se a um presépio, com as casas a integrarem-se harmoniosamente na paisagem. À noite, quando os moradores iluminam as suas casas, a aldeia fica ainda mais bonita do que durante o dia.
Passeie pelas ruas desta aldeia serrana única, onde o tempo parece ter parado. Todas as casas são construídas inteiramente em ardósia, incluindo os telhados. A ardósia é comum nesta região e é utilizada na construção de casas e no pavimento. Isto cria uma aparência uniforme, pontuada por caixilhos de janelas e portas pintados de azul. Os caixilhos das janelas e das portas estão todos pintados no mesmo tom de azul.
O invulgar tom de azul utilizado tem uma origem prática: diz-se que esta cor invulgar era a única disponível na única loja da zona. Dada a localização isolada da aldeia, não foi fácil para os residentes mudarem-se para outros locais. Este isolamento preservou as características desta comunidade tão antiga.
Entre as pequenas casas, quase todas de dois pisos, destaca-se a encantadora Igreja Matriz, toda em reboco branco, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. A igreja, com os seus singulares contrafortes cilíndricos, foi construída no início do século XIX pelos habitantes locais, utilizando o seu próprio ouro e dinheiro.
Dada a sua localização isolada no sopé da serra, Piódão foi outrora um refúgio ideal para aqueles que fugiam à justiça. Crê-se que um dos assassinos de D. Inês de Castro, que conseguiu escapar à ira de D. Pedro I, se terá escondido aqui (século XIV).
Uma vila histórica que desempenhou um papel menos significativo na história de Portugal, mas é conhecida pela sua bela localização na Serra do Açor. Definitivamente, vale a pena uma visita.
Trilhos para caminhadas foram estabelecidos a partir de Piódão. Uma delas leva a Foz d’Égua e Chás d’Égua, a aldeia do “Indiana Jones” português. Nesta aldeia, está a construir pontes, caminhos e uma capela com a estátua de um santo. É um deleite para os olhos. As poucas colinas íngremes que ocasionalmente precisa de subir valem a pena, pois levam-no aos pontos mais bonitos da Serra do Açor, localizada no centro de Portugal.
A partir da Quinta da Palmeira – Country House Retreat & Spa, Piódão fica a 25 minutos de carro por uma bela e sinuosa estrada de montanha.