Quinta da Palmeira – Country House Retreat & Spa

Degustação vinho

Prova de vinhos nas caves do Dão

A região do Dão merece bem uma visita. A Denominação de Origem Controlada (DOC – Origem Controlada) “Dão” é uma das mais prestigiadas regiões vitivinícolas de Portugal. As condições climáticas, as condições do solo e, consequentemente, a utilização de determinadas castas, como a “Touriga Nacional”, conferem aos vinhos do Dão o seu sabor pleno e delicado e o carácter “escuro”. Os vinhos do Dão envelhecem excepcionalmente bem, desenvolvendo com a idade um bouquet ainda mais requintado e aveludado.

Localização das Vinhas do Dão em Portugal

A região do Dão localiza-se na região da Beira Alta, no centro-norte de Portugal, na bacia do rio Dão. A sua localização geográfica é muito favorável. As montanhas da Serra da Estrela, Serra do Caramulo, Buçaco e Montemuro protegem a zona das condições meteorológicas extremas e do vento. Os 20.000 hectares de vinha situam-se a altitudes entre os 400 e os 700 metros. Os invernos são amenos e húmidos e os verões são quentes e secos. Os solos são ricos em ardósia (a sul) e granito (a norte).

Rotas do Vinho

Estão sinalizadas nada menos do que três rotas do vinho — as três Rotas dos Vinhos do Dão —, passando por várias adegas que recebem hóspedes e algumas oferecem visitas guiadas.

As Diferentes Quintas

Existem muitas adegas e quintas para visitar, mas vamos mencionar apenas uma, pois realmente se destaca. A Casa de Santar, na cidade de Santar, entre Viseu e Nelas, merece definitivamente uma visita. Os passeios pela quinta do século XVI incluem explicações sobre o processo de vinificação e oportunidades de degustação de vários vinhos, com um mínimo de oito participantes.

A partir da Quinta da Palmeira – Country House Retreat & Spa, a adega Casa de Santar fica a 50 minutos de carro.

pt_PT