Quinta da Palmeira – Country House Retreat & Spa

Mata da Margaraça é um local de beleza ímpar situado no Concelho de Arganil e distrito de Coimbra.

Considerada por muitos como um dos locais mais bonitos de Portugal, a Mata da Margaraça destaca-se pelas atividades que proporciona a toda a família, como as caminhadas propícias a miúdos e graúdos. A comunhão com a natureza neste local é reconfortante e relaxante, com a possibilidade de desenvolver trilhos num espaço muito bem ordenado e de aproveitar os sons que a natureza oferece.

Está classificada como uma Reserva Natural e Reserva Biogenética pelo Conselho da Europa, o que contribui para a Mata da Margaraça ser um dos locais melhor preservados de floresta primitiva existente no nosso país, que neste caso serve de coberto para zonas profundamente marcadas pela presença de uma rocha metamórfica de grande identidade nesta zona do país, o xisto.

Não devemos deixar passar esta oportunidade sem reforçar a importância desta zona ser classificada como reserva biogenética. Efetivamente, este conceito tem a ver com o facto de se tratar de uma área protegida com níveis de organização biológica, que vão das espécies aos ecossistemas, passando por populações e comunidades com características únicas. Tal facto justifica, por si só, a importância desta mata.

Retomada a referência às espécies que por aqui se podem encontrar, devem salientar-se os carvalhos, castanheiros, azevinhos, ulmeiros, nogueiras e cerejeiras, que dão um plácido encanto bucólico a passeios efetuados neste local. Estas incursões merecem igualmente destaque pela possibilidade de visita atenta ao pequeno núcleo museológico da Casa da Eira, um verdadeiro encanto.

Estamos portanto perante um dos locais que atualmente é considerado como uma das mais notáveis florestas de folha caduca existentes em Portugal, que se desenvolve numa encosta entre os 600 e os 850 metros de altitude, com tesouros raros e de grande valor natural e patrimonial. Desse podemos destacar vários, entre os quais várias espécies de orquídeas, algumas delas bastante raras, que se abrigam nesta mata.

Vale a pena pesquisar um pouco mais sobre estas plantas, que são uma das espécies mais adotadas em todo o mundo para dar beleza a espaços naturais. Na natureza as orquídeas podem desenvolver-se associadas a árvores, embora isso não signifique uma relação de parasitismo, mas antes uma forma de obterem luz. São designadas por plantas epífitas, ou seja, utilizam outras árvores apenas como suporte e não para obter nutrientes.

O património natural tem aqui um encanto, de facto extraordinário, já que a Mata da Margaraça se insere numa serra que se apresenta no seu estado natural e muito bem conservada. O estado selvagem onde é possível identificar algumas espécies é disso exemplo, tornando claro que se está perante uma situação pouco explorada, que guardou para o nosso olhar raridades daquilo que é difícil observar, mas, ao mesmo tempo, deslumbrante pela paz e calma que transmite.

Verdadeiramente deve registar-se que são muitas as atrações nesta zona, podendo destacar-se, por exemplo, a praia fluvial de Côja e a Fraga da Pena. Locais, que por si só, merecem uma visita personalizada e propositada.

pt_PT