
Escondidas entre as encostas frondosas das montanhas, as aldeias de ardósia são um dos nossos segredos mais bem guardados, mas que os seus simpáticos e acolhedores habitantes têm o prazer de revelar.
Neste mundo mágico, onde o tempo passa mais devagar, o povo hospitaleiro reserva sempre um tempo para receber os visitantes e partilhar as suas histórias, artesanato e tradições. Tal como nós, apreciamos saborear as suas delícias gastronómicas, confecionadas com receitas passadas de geração em geração! Ou leve para casa um artigo de linho ou madeira feito à mão com a perícia dos artesãos locais.
Esta terra ostenta também castelos que parecem emergir da névoa, saídos diretamente dos contos de fadas, e museus e monumentos que testemunham como era a vida há muitos anos.Mas muito do seu encanto reside na natureza intocada. Nas praias fluviais de águas cristalinas, onde pode passar momentos de descontração. E nas florestas, pode explorar a pé pelos caminhos de ardósia ou pelas ciclovias assinaladas pelos Centros de BTT, que oferecem vários níveis de dificuldade e apoio aos ciclistas. Existem ainda outras opções de desportos radicais, como canoagem, escalada, rappel e escorregas aquáticos.
As cinco aldeias espalhadas pela Serra do Açor, e muito próximas da Serra da Estrela, são chamadas de aldeias de xisto, pois esta é a pedra utilizada na construção de casas e é abundante na região. Os vários tons desta rocha, também utilizada para pavimentar as ruas estreitas e sinuosas, misturam-se perfeitamente com as cores da paisagem natural e nem sempre são fáceis de distinguir. Mas vale a pena experimentar. O que não deve definitivamente perder…
Relaxe nas praias fluviais das aldeias de xisto
A região é paragem obrigatória para quem viaja para o Centro de Portugal e pode oferecer uma alternativa refrescante nos dias quentes ou um relaxante passeio na montanha nos dias mais frios.
A partir da Quinta da Palmeira – Country House Retreat & Spa, as aldeias de ardósia ficam a 10 a 25 minutos de carro ao longo de sinuosas estradas nacionais de montanha.