Uma das coisas que torna Portugal, e especialmente a região onde vivo, especial são as suas inúmeras praias fluviais. A minha região, a Beira, é uma das menos turísticas de Portugal. A praia mais próxima, a Figueira da Foz, fica a cerca de uma hora de carro. Mas não é preciso ir tão longe para ter uma experiência de praia. Há praias fluviais por todo o lado.
Tipos e Tamanhos
Praia fluvial (plural: Praias fluviais) significa praia fluvial. As praias fluviais têm vários formatos e tamanhos. Algumas praias fluviais têm apenas uma pequena faixa de relva e pode-se facilmente caminhar até ao rio, enquanto outras têm as margens preenchidas com verdadeira “areia de praia” no verão. Algumas têm duches, casas de banho e balneários, nadador-salvador, um bar para snacks e bebidas, zonas de churrasco e parques infantis.
Outras praias fluviais não são mais do que um troço natural do rio com simples degraus para entrar na água. Por vezes, é construída uma piscina junto ao rio, cheia de água do rio.
No site das Aldeias do Xisto, encontrará um mapa de todas as Praias Fluviais “oficiais” da região Centro. Mas há muitas outras. Basta consultar a página de YouTube “Praias Fluviais de Portugal”, que lista as praias fluviais de todo o país. Mesmo aí, nem todas as praias estão listadas.
As minhas 5 praias fluviais favoritas
Porquê tão boas?
As praias fluviais são frequentadas sobretudo por portugueses, e esta é sempre uma experiência agradável. Muitas vezes, há um bar, uma churrasqueira ou uma área de piquenique onde famílias inteiras grelham e comem. Muitas praias mal foram descobertas pelos turistas, e eu considero-as verdadeiras jóias. A água do rio é maravilhosamente refrescante e limpíssima.
A partir da Quinta da Palmeira – Country House Retreat & Spa, as minhas 5 praias fluviais preferidas ficam a 10 a 20 minutos de carro, por estradas sinuosas de montanha.